terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

MARIETA LIMA, PRECURSORA DAS ARTES PLÁSTICAS EM MOSSORÓ, COMPLETA CEM ANOS EM 2012

A artista plástica mossoroense Marieta Lima completou no mês passado 99 anos. São quase cem anos, vividos em Mossoró, acompanhando a história da cidade, os acontecimentos sociais, políticos e culturais. Lúcida, ela sofre com as limitações impostas pelo tempo como a visão e audição limitadas.
Marieta é a precursora das artes em Mossoró.  Para o seu tempo, foi uma mulher moderna, interessada em política, arte e poesia e que criou quatro filhos fazendo arte. "Para a época isso era uma coisa incrível," afirmou o artista plástico Careca, que faz questão de ressaltar a dificuldade que isso representa numa cidade como Mossoró. Há pouco mais de 30 anos, Careca era um jovem artista que gostava de frequentar o atelier de Marieta para vê-la pintar. "Só quem era rico tinha dinheiro para pagar as aulas dela. E ter um quadro assinado por Marieta Lima era sinal de status," recorda. Segundo ele, a artista plástica foi muito importante para a cidade e incentivou muita gente. "Pena que a cidade não deu o valor que ela merece," lamenta.
De fato. Entre seus clientes ela se lembra de Simone Negreiros, e do médico Duarte Filho. "Ah, minha filha, nem lembro mais. Vendi todos os quadros, e sustentei casa e família fazendo isso," falou. Bastante solicitada pela alta sociedade, Marieta trabalhava também com arranjos e decoração para festas, a ainda tinha talento para trabalhar como cabeleireira.
Marieta se lembra com orgulho da amizade que tinha com o fotógrafo Manuelito. Na residência dela, várias fotografias nas paredes da sala falam de um passado atropelado pelo crescimento da cidade. Marieta Lima também era engajada politicamente e foi uma das "senadoras" de  Aluísio Alves.
O  seu talento para desenho e pintura começou a ficar conhecido ainda na escola. "Quando estudava no Colégio das Irmãs, os desenhos da minha mãe eram famosos," conta a filha Maria Ivanilda.
Ao longo da sua vida, a artista foi agraciada diversas vezes com medalhas e diplomas de reconhecimento. Mas para o ano que vem, o artista Rogério Dias está preparando uma homenagem especial para Marieta Lima. "Ela completará cem anos, e pela importância que representa para a vida cultural de Mossoró, queremos fazer um evento especial," revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário