Powered By Blogger

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Potiguar é escolhida uma das dez melhores artesãs do Brasil durante Salão do Turismo

A artesã Miracy Felipe, natural de São Gonçalo do Amarante, foi escolhida, pela segunda vez consecutiva, como uma das 10 melhores do país na tipologia pintura em cerâmica, durante o V Salão do Turismo Roteiros do Brasil e Vitrine Brasil, que ocorreu no Parque Anhembi, em São Paulo, entre os dias 26 e 30 de maio. Ela foi indicada pelo Ministério do Turismo e Comércio e esteve presente no estande Saber Fazer, ministrando oficina sobre Pintura em cerâmica azul.
Além da premiação, Miracy fechou parceria com um empresário de São Paulo para fornecer suas peças mensalmente para o mercado local e também foi à única artesã a ter produtos vendidos para outros cinco países - Argentina, França, Alemanha, México e China.
De acordo com o coordenador do Programa de Artesanato Potiguar (PROART), Marcos Henrique, o desempenho do RN foi tão grande que das 10 mil peças que foram enviadas, só voltaram 630. "Isso mostra a valorização do produto do Rio Grande do Norte, recebendo reconhecimento, abrindo portas para a comercialização e mostrando também como o artesanato do Estado nunca esteve tão em alta como agora", destacou.
O coordenador comenta também que o valor das vendas superou os últimos três anos de participação no evento e que "várias tipologias como papel reciclado e bordado receberam muitas encomendas".

O EVENTO - A Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) montou um estande de 52m² para expor peças de artesãos de 12 municípios potiguares, totalizando 2,2 mil artistas beneficiados, de nove cooperativas e associações.
Do Rio Grande do Norte foram destaque os pólos de artesanato do Seridó, Costa das Dunas e Agreste Trairi, com peças em cerâmica, bordados, fibras naturais e esculturas em pedra e madeira. Também estiveram presentes na feira representantes do Comitê Regional das Associações e Cooperativas de Artesanato do Seridó.
No evento foi estruturada uma grande mostra e exposição dos produtos associados ao turismo que contribuem para evidenciar a singularidade dos destinos brasileiros, tais como artesanato, moda, produtos de agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia das 26 Unidades da Federação e Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário