Powered By Blogger

sexta-feira, 20 de março de 2009

1ª Mostra Potiguar de Artesanato começa nesta quinta
Categorias:

O melhor do artesanato potiguar vai estar em exposição de quinta (19/03) a domingo (22/03) no espaço Presépio de Natal, em Candelária.
A 1ª Mostra Potiguar de Artesanato vai reunir artesãos de todo o Estado, mas em particular dos municípios de Natal, São Gonçalo do Amarante, Lajes Pintada, Alto do Rodrigues, Pau dos Ferros, Vera Cruz, Touros, Timbaúba dos Batistas, Caicó, Ipanguaçau, Ceará-Mirim, janduís, Jucurutu, Areia Branca e Campo Grande, que além de expor, também vão estar participando das oficinas de arte.
Pelo menos 16 tipologias de artesanato vão estar expostas. Estas mesmas tipologias vão ter suas técnicas repassadas pelos artesãos ao público em geral.
A exposição marca a reabertura do espaço presépio de Natal, vizinho ao ginásio de esporte DED, na avenida Prudente de Morais, e a abertura de um calendário de eventos para todo o ano na área de artesanato.
O evento é também uma homenagem aos artesãos e à sua arte, tendo em vista que no dia 19 de março comemora-se o Dia do Artesão, mas bem mais do que homenageá-los, Fabian Saraiva adianta que o Governo do Estado pretende fomentar ainda mais a atividade e para isso, durante a exposição haverá reconhecimento de instituição potiguares e entrega de certificado de responsabilidade social à empresas que tem contribuído para o engrandecimento da atividade, como Sebrae, Banco do Brasil, grandes lojas, como a Rio Center, e pequenos empreendedores, como Casa do Zíper e Ponto dos Botões, ambos instalados na capital do Estado.
Além da exposição e das oficinas de arte, também haverá uma programação cultura que prevê a apresentação das bandas filarmônicas de Cruzeta, São Tomé e São Pedro do Potengi, da orquestra sanfônica de Mossoró, grupos culturais, desfile de modas com peças produzidas a partir do artesanato local, palestras e shows.
As tipologias a serem repassadas nas oficinas são: sisal rendado (renda irlandesa em sisal), sisal trançado, bordado rústico, trançado em palha e talo de carnaúba, cerâmica pintada, escultura em cerâmica, bonecas de pano, fibra e pano de coco, labirinto, bordado à máquina, bordado à mão, areia colorida, fibra de bananeira, arte santeira (escultura de santo em madeira), renda renascença, escultura em pedra sabão e renda singeleza.
Présepio de Natal – O espaço denominado Presépio de Natal já havia sediado em dezembro do ano passado o Festival de Camarão de Natal. O local dispõe de uma boa estrutura física para receber público numeroso. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 1,4 milhão de recursos na obra, concluída em 2006, cujo projeto é do arquiteto Oscar Niemeyer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário